4 Benefícios da Amêndoa para a Saúde

4 Benefícios da Amêndoa para a Saúde 5
4 Benefícios da Amêndoa para a Saúde 6
4 Benefícios da Amêndoa para a Saúde

4 Benefícios da Amêndoa para a Saúde

Proveniente da árvore de fruto amendoeira, a Amêndoa é um fruto que para além de ser delicioso, conta com várias propriedades fantásticas para a nossa saúde, sendo uma fonte de fibra, cálcio, ferro, vitamina E, proteína, magnésio e ácidos gordos polinsaturados.

Até aqui sabemos que é um alimento rico nutricionalmente, mas sabe como estas propriedades atuam na sua saúde? Descubra 4 razões para incluir este fruto oleaginoso nas suas refeições.

Conheça o nosso Doce Tradicional de Abóbora com Amêndoa.

Como utilizar a Amêndoa

A amêndoa é um alimento muito versátil e pode ser utilizado como simples snack para ter à mão sempre que a fome atacar, ou para incorporar em receitas. Ao adicionar amêndoas a bolos ou sobremesas permite reduzir a velocidade da absorção dos açúcares e os picos de glicemia associada. Beneficie das fantásticas propriedades desta oleaginosa entanto desfruta das suas sobremesas e lanches preferidos. Aproveite para ver algumas deliciosas sugestões de sobremesa como as Almofadinhas de Pêra, Amêndoa e Doce de Vinho do Porto ou a Torta com Doce de Abóbora e Amêndoa. Utilize amêndoa também nos seus lanches, como em Panquecas de Abóbora com Doce de Abóbora e Amêndoa ou surpreenda os amigos e família com umas Entradas.

1. Promove a perda de peso

Embora a amêndoa seja um alimento calórico, se for consumido de forma moderada, pode ser um excelente aliado para quem quer perder peso. Como é rico em fibra, aumenta a sensação de saciedade, ajudando assim a controlar o apetite. O consumo de apenas 28g diárias deste fruto, corresponde a cerca de 14% das necessidades diárias de fibra.

2. Previne o aparecimento de cãibras

A falta de magnésio, cálcio e também o potássio, faz com que sejamos mais suscetíveis ao aparecimento de cãibras. No entanto, como a amêndoa é um alimento rico em magnésio e cálcio na sua composição, faz com que ajude na contração muscular. O magnésio relaxa o músculo e o cálcio estimula as contrações.

3. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Como a amêndoa é rica em ácidos gordos polinsaturados, o seu consumo regular promove a proteção do organismo contra doenças cardiovasculares. Apesar de ser um alimento rico em gorduras, são consideradas gorduras saudáveis, pelo que ajuda a diminuir os níveis do colesterol LDL (o mau colesterol) e por sua vez, aumenta os níveis do colesterol HDL (o bom colesterol), e consequentemente diminui o risco de ataques cardíacos.

4. Contribui para uma pele mais saudável

A amêndoa é rica em vitamina E, que por sua vez atua como um excelente antioxidante que protege a pela contra os raios UV e por sua vez previne o envelhecimento precoce da mesma. Além disso, a vitamina E atua como uma ação protetora das proteínas de colagénio, essencial para manter a elasticidade e aspeto jovial da pele. O consumo de 28g diárias de amêndoa corresponde a cerca de 37% da vitamina E necessária por dia.

Mais benefícios da fruta

Descubra mais frutas e os seus benefícios e curiosidades

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language