fbpx

Benefícios do Vinho do Porto para a saúde

Benefícios do Vinho do Porto para a saúde 5
Benefícios do Vinho do Porto para a saúde 6
Benefícios do Vinho do Porto para a saúde 7

Benefícios do Vinho do Porto para a saúde

Não existe bebida mais portuguesa que o Vinho do Porto, um vinho licoroso, fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas da região demarcada do Douro. As uvas provenientes desta bebida são cultivadas nas encostas do Douro, um local que de beleza paisagística única, que convida não só a um passeio de barco pelo rio, como a uma visita às quintas produtoras deste magnífico vinho.

Conheça o nosso Doce Tradicional de Pêra Rocha com Vinho do Porto.

A origem do Vinho do Porto

Existe alguma controvérsia sobre a descoberta do Vinho do Porto, uma vez que os produtores ingleses dizem que ter sido uma “descoberta” dos mercadores britânicos, que no século XVII adicionaram Brandy ao vinho do Douro, para evitar que azedasse. No entanto, sabe-se que era um método que foi usado na altura dos Descobrimentos, para que o vinho se conservasse entre longas viagens. Controvérsia à parte, o Reino Unido foi fundamental na internacionalização do vinho do Porto.
Mais tarde, surgiu a ideia de adicionar a aguardente durante o processo de fermentação, enquanto o vinho ainda se apresentava doce, frutado e forte. Assim, o vinho fica com um sabor adocicado e um elevado teor alcoólico. Este é um método de produção que ainda hoje é usado no fabrico do Vinho do Porto.

3 Benefícios do vinho do Porto para a Saúde

O vinho do Porto tem vindo a ganhar cada mais popularidade a nível internacional, no entanto, continua a fazer parte da vida dos portugueses. E se não faz parte da sua, saiba porque deve consumir de forma moderada este vinho para a sua saúde.

1. Ação anti-inflamatória e antioxidante

As uvas usadas na produção deste vinho são ricas em resveratrol, um polifenol encontrado em algumas plantas e frutos, cuja função é proteção do nosso organismo, atuando assim como antioxidante. Além disso, o resveratrol tem propriedades anti-inflamatórias, pelo que ajudam na prevenção do aparecimento de diversas doenças cardíacas e autoimunes.

2. Promovem a longevidade

Devido ao teor de antioxidantes presentes nas uvas, estudos demonstram que beber vinho de forma moderada pode fazer parte de um estilo de vida equilibrado e que pode aumentar a longevidade. Os efeitos benéficos do vinho do Porto estão associados ao consumo moderado, sendo a quantidade recomendada um copo de vinho pequeno por dia para as mulheres e dois para os homens.

3. Contribui para a saúde mental

O consumo moderado e regular de vinho pode ainda contribuir para o bem-estar da sua saúde mental, uma vez que estudos têm vindo a comprovar que os consumidores moderados de vinho conseguem reduzir os níveis de depressão.

Mais benefícios da fruta

Descubra mais frutas e os seus benefícios e curiosidades

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language