7 Benefícios do Tomate

7 Benefícios do Tomate 6
7 Benefícios do Tomate 7
7 Benefícios do Tomate 8

7 Benefícios do Tomate

Apesar de ser muitas vezes confundido com um legume e preparado como tal, a verdade é que o tomate está inserido na categoria de fruta.

Conhecido pelo seu sabor ligeiramente adocicado, a sua acidez e na maioria dos casos, a sua cor vermelha – embora possa ter outras tonalidades – o tomate é um alimento versátil na culinária, podendo ser usado como base de pratos salgados, polpas, sumos, molhos e doces.

Fique a conhecer os 7 benefícios deste delicioso fruto e porque deve integrá-lo na sua alimentação.

Conheça o nosso Doce Tradicional de Tomate.

1. Protege o coração

Como é rico em antioxidantes, o tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis. Além disso a presença de vitamina C e licopeno, duas substâncias que têm uma ação antioxidante, promovem o transporte de oxigénio no sangue e melhorar o fluxo sanguíneo.

2. Regula a pressão arterial

O licopeno, a Vitamina C e outros antioxidantes presentes ajudam a melhorar a saúde do sistema cardiovascular. No entanto, potássio também tem um papel fundamental, uma vez que é um mineral que ajuda na regularização da pressão arterial.

3. Pele saudável

Comer tomate regularmente também ajuda a manter uma pele saudável, contribuindo para a minimização dos poros dilatados, tratamento contra o acne e erupções cutâneas ou no tratamento de pequenas queimaduras.

4. Previne problemas de visão

Para além de ser rico em vitamina A e C, o tomate também é rico em betacarotenos, que são nutrientes que ajudam na manutenção da saúde ocular e ajudam a prevenir o risco de desenvolver cataratas.

5. Ação anti-Inflamatória

O consumo regular de tomate pode ter uma ação anti-inflamatória, uma vez que é composto por agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, o que por sua vez faz com que ajude a reduzir a inflamação alivie a dor de doenças crónicas.

6. Saúde dos ossos

A presença de vitamina K e cálcio faz com que o tomate seja um aliado para a saúde óssea e dentária, contribuindo para a proteção das mesmas. Além a vitamina K também ajuda na prevenção da osteoporose.

7. Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro

Como o tomate é uma fonte de licopeno e de vitaminas do complexo A e C, ajuda a reduzir o risco de cancro da próstata, colorretal e do estômago.

Mais benefícios da fruta

Descubra mais frutas e os seus benefícios e curiosidades

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language