5 Benefícios da Beterraba para a Saúde

5 Benefícios da Beterraba para a Saúde 5
5 Benefícios da Beterraba para a Saúde 6
5 Benefícios da Beterraba para a Saúde

5 Benefícios da Beterraba para a Saúde

A beterraba começa já a ser um alimento conhecido entre os portugueses. A sua cor intensa e sabor a “terra” dividem opiniões e não há meio termo para se gostar deste tubérculo.

Opiniões à parte, a Beterraba é um alimento que para além de versátil na cozinha, é muito nutritivo e tem propriedades incríveis para a saúde. Composta por cerca de 87% de água, 8% de hidratos de carbono e 2% de fibra, a beterraba é um alimento com poucas calorias, para além de ser rica em vitamina B9, vitamina C, potássio, magnésio, ferro e cálcio.

Se ainda não inclui a beterraba na sua alimentação, fique a saber 5 razões que a tornam excelente para a sua saúde e porque deve consumir regularmente.

Conheça o nosso Doce Natura Maçã e Beterraba.

1. Regula os níveis da pressão arterial

O consumo de beterraba ajuda a regular os níveis da pressão arterial. Como é rica em nitratos, substância essa que é convertida em óxido nítrico, que por sua vez ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, assim como o fluxo do sangue, reduzindo a pressão arterial.

2. Ajuda o fluxo sanguíneo

A presença de ferro e ácido fólico na beterraba, ajudam a melhorar a produção de glóbulos vermelhos e o nível de hemoglobina, o que por sua vez irá contribuir para a nutrição das células com oxigênio.

3. Regula o trânsito intestinal

Como é rica em fibras, a beterraba contribui para o funcionamento do trânsito intestinal, ajudando a regular o mesmo.

4. Efeito anti-inflamatório

Quando o organismo é alvo de uma infeção, o sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório, como resposta natural do organismo para combater o que está a causar a inflamação. Para além de rica em fibras e vitamina C, a Beterraba tem ainda um efeito anti-inflamatório.

5. Poder antioxidante

A beterraba é um alimento rico em antioxidantes, o que por sua vez faz com que seja um aliado para a saúde da pele, contribuindo para a o rejuvenescimento da mesma. Além disso, o efeito da betanina presente na beterraba também ajuda a retirar as toxinas do organismo e purificar o sangue e o fígado.

Como utilizar a beterraba

Como sabemos, o sabor da beterraba não é para todos os gostos. Para quem gosta do seu sabor natural pode incluir este alimento em saladas, entradas, sumo ou simplesmente para dar cor a outros alimentos. Para aqueles que não são os maiores apreciadores do sabor característico da beterraba, mas gostariam de incluir na alimentação, pode combinar a beterraba com outros alimentos, atenuando o seu sabor. Pode optar por uma compota como a nossa de maçã com beterraba. Aproveite ainda para conhecer as nossas sugestões de receitas como estas Bolachas com Doce Natura de Maçã e Beterraba ou estes deliciosos Muffins de Maçã Sem Açúcar.

Mais benefícios da fruta

Descubra mais frutas e os seus benefícios e curiosidades

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language