Descubra o Queijo da Serra da Estrela

Descubra o Queijo da Serra da Estrela 2
Descubra o Queijo da Serra da Estrela 3
Descubra o Queijo da Serra da Estrela

Descubra o Queijo da Serra da Estrela

Fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, o Queijo Serra da Estrela é hoje em dia um dos queijos mais apreciados, tanto a nível nacional como internacional.

O que distingue este queijo dos outros é o facto de ser produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordaleira Serra da Estrela, que é coalhado com a flor do cardo (uma planta típica da região). Mas para além dos ingredientes, para produzir este queijo é ainda necessária a sabedoria ancestral dos queijeiros portugueses.

O nosso Doce para Queijo de Abóbora e Castanha é perfeito para acompanhar com o queijo da Serra da Estrela.

Como é feito este queijo

O processo de obtenção do Queijo Serra da Estrela DOP inicia-se com a ordenha manual das ovelhas. O leite obtido é filtrado em panos brancos, para posteriormente ser aquecido e salgado. A temperatura recomendada é entre os 28º e 32º graus. De seguida é adicionada a flor do cardo, previamente moída com sal, para coalhar.

Depois da mistura repousar cerca de uma hora, é feito o corte manual da coalhada antes de passar por um novo processo de filtragem. Esta segunda filtragem irá retirar o soro em excesso.

O queijo é agora moldado e segue para o processo de maturação. Na primeira fase deste processo, que dura cerca de 20 dias, o queijo fica a uma temperatura entre os 6º e os 12º graus. Durante este período são feitas lavagens diárias.

Terminada a primeira fase, o queijo passa para a segunda fase de maturação, que dura cerca de 45 dias. A temperatura neste período deverá variar entre 6º e 14º graus, a humidade deverá rondar os 90%-95% e as lavagens e viragens não são feitas diariamente.

Sabor único da Serra da Estrela

O resultado final é um queijo de aroma intenso, paladar levemente picante e salgado e carácter ligeiramente acidulado. Pode apresentar pasta semi-mole amanteigada e cor branca amarelada (Queijo Serra da Estrela tradicional) ou, pasta semi-dura a extra-dura de cor laranja acastanhada, típica do queijo Serra da Estrela Velho.

Como deve cortar este queijo

O tradicional Queijo Serra da Estrela é conhecido pela sua textura amanteigada, como tal, para o corte do mesmo, recomenda-se que seja feito um corte no topo, passando a faca na horizontal, formando assim uma espécie de tampa. Pode retirar o queijo com uma colher e barrar sobre pão caseiro ou tostas. Se preferir fatiar o queijo, aconselhamos a optar por um queijo com uma textura mais firme.

Como apreciar o queijo Serra da Estrela

Este queijo é excelente por si só, pois tem um sabor único que faz um sucesso entre os apreciadores de queijos. No entanto, para quem procura combinações únicas, aconselhamos a apreciar este queijo com doce de abóbora, como dita a tradição da região da Serra da Estrela. Para este magnífico queijo criámos o doce perfeito para o acompanhar: Doce de Abobora com Castanha.
Descubra também outras deliciosas combinações que sugerimos para os apreciadores de queijo.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language