fbpx

Descubra o Queijo Parmesão

Descubra o Queijo Parmesão 3
Descubra o Queijo Parmesão 4
Descubra o Queijo Parmesão

Descubra o Queijo Parmesão

Muito típico de Itália, o parmesão é uma referência para todos os amantes de queijo e geralmente está presente em todas as cozinhas. O seu sabor único é agora apreciado em todos os cantos do mundo, mas o verdadeiro parmesão só tem origem na região “Reggiano”, na Itália.

Por norma, este queijo é feito com o leite das vacas da Holstein-Friesland, mas o leite ideal para a produção é da vaca Reggiana. O verdadeiro parmesão é feito apenas com leite de vaca cru, sal e coalhada.

O queijo Parmigiano Reggiano ou Parmesão é dos produtos com mais tentativas de imitação do que quase qualquer outro produto, razão pela qual o Parmigiano agora é um produto protegido, com a designação Denominação de Origem Protegida.

O nosso Doce para Queijo Maçã Passas e Canela é perfeito para acompanhar com os Queijos Parmesão.

Como este queijo é feito

O parmesão é feito com leite de vaca não pasteurizado. O leite desnatado da ordenha noturna e o leite integral da ordenha matinal são despejados em cubas de cobre. O soro é adicionado para coalhar e coagular o leite. Em seguida, é usado um equipamento especial, usado para quebrar o leite quando ele começa a formar a coalhada. A mistura é aquecida a 55 ° C e, após a coalhada se formar e agarrar ao fundo, o queijeiro raspa-os para um enorme pedaço de pano e retira o excesso de soro de leite líquido. O queijo é colocado num molde com informações como a data de produção e o número de identificação do produtor.

Após alguns dias, é imerso em salmoura, onde absorve sal e a casca endurece. O processo de maturação começa em um armazém com temperatura controlada por cerca de 12 meses.

O sabor único do parmesão

O queijo parmesão do lado de fora tem uma crosta firme, suave e não pegajosa. No interior, revela uma incrível cor, levemente amarela. A textura é muito compacta, consistente e ligeiramente granulada. O seu sabor é levemente doce, salgado e picante. O queijo parmesão é provavelmente o queijo com a maior quantidade de umami, chamado de “quinto sabor”.

Dicas sobre como deve ser cortado

Como este queijo é bastante duro, ele precisa ser quebrado em pedaços irregulares. Para cortá-lo, recomendamos o uso da faca certa, conhecida como “coltello a mandorla”. Tem uma lâmina curta e redonda, e um dos lados é mais fino para facilitar o corte, enquanto o outro lado é mais grosso para prender.

Conheça a combinação perfeita para o seu parmesão

Além de ser perfeito para usar como condimento para alimentos como pizzas, massas, risotos ou saladas, este queijo é perfeito para ser apreciado por si próprio. O parmesão combina muito bem com vinhos, frutas frescas como uvas ou figos, e ainda com um toque de vinagre balsâmico. Este queijo é perfeito para ser combinado com nosso doce de abóbora e castanha.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language