fbpx

Descubra o Queijo da Ilha

Descubra o Queijo da Ilha 3
Descubra o Queijo da Ilha 4
Descubra o Queijo da Ilha

Descubra o Queijo da Ilha

Conhecido não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, o queijo da ilha é uma especialidade típica Açoriana, mais especificamente da Ilha de S. Jorge. Dizem que o fabrico deste irresistível queijo começou há cerca de 5 séculos, proporcionado pelas fantásticas condições climatéricas tanto para a produção de pastagem como pela introdução de gado, o que acabou por favorecer a produção de queijos, de forma a aproveitar o excedente da produção de leite.

O nosso Doce para Queijo Maçã Passas e Canela é perfeito para acompanhar com os Queijos de Cabra.

Como é feito este queijo

O queijo da ilha nasce a partir do leite de vaca cru, produzido na ilha de S. Jorge. Ao leite é adicionado o coalho animal, após a adição de lacto-soro obtido do fabrico anterior. Isto serve como auxiliar de acidificação. O coalho fica a repousar até atingir a consistência pretendida, à qual se irá extrair o soro. A massa em seco, é adicionado o sal. A coalhada é prensada e deixada a repousar durante 30 dias à temperatura ambiente, passando depois para câmaras de cura climatizadas, onde permanece até aos 90 dias.

Sabor único dos Açores

O queijo da Ilha é conhecido pela sua pasta dura ou semi-dura, cor amarelada e cujo sabor tem um carácter muito único, sendo um pouco picante e de aroma forte. Foram estas características que fizeram deste queijo um sucesso internacional, uma vez que se diferencia dos outros queijos produzidos em Portugal.

Como deve cortar este queijo

Este tipo de queijo que é mais duro e com este tipo de formato, para o cortar deve começar por cortar transversalmente a parte da frente. No fim, faça cortes verticais ao longo da casca. Existem facas específicas para cada tipologia de queijos, no entanto, se você não tiver as facas apropriadas, escolha uma faca com lâmina lisa, sem serrilhas.

Como apreciar o queijo da Ilha S. Jorge

Este queijo é excelente por si só, pois tem um sabor único que faz um sucesso entre os apreciadores de queijos. No entanto, para quem procura combinações únicas, aconselhamos a apreciar este queijo com um doce especialmente criado para acompanhar queijos tipo o da Ilha de S. Jorge: Doce de Maçã, Passas e Canela.

No próximo jantar com os seus amigos pode também por optar por uma simples e deliciosa tábua de queijos, pronta em 5 minutos e excelente para o convívio antes do prato principal. Veja a nossa sugestão de uma tábua de queijos aqui.

Descubra também outras deliciosas combinações que sugerimos para os apreciadores de queijo.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language