Descubra o Queijo de Cabra

Descubra o Queijo de Cabra 2
Descubra o Queijo de Cabra 3
Descubra o Queijo de Cabra 4

Descubra o Queijo de Cabra

O queijo de cabra é uma especialidade apreciada tanto em Portugal, como em quase todo o mundo. Embora existam variadas tipologias deste queijo, em comum a todos é o fabrico a partir do leite de cabra. Cada produtor adiciona o seu toque pessoal para o fabrico de queijo de cabra, razão pela qual existem tantas variedades e sabores que divergem entre eles.

O nosso Doce para Queijo Frutos do Bosque e Baunilha é perfeito para acompanhar com os Queijos de Cabra.

O leite de cabra é muito utilizado na base de criação de vários queijos de mistura. No que diz respeito ao queijo de cabra, eles diferem de acordo com seu tempo de cura: se forem jovens, são mais macios e de sabor mais adocicado, enquanto que se estiverem mais maduros, acabam por ser mais secos e o seu sabor será mais amargo e intenso.

Quanto às variedades mais conhecidas de queijo de cabra, podemos dizer que as principais são as que listamos em baixo:

1. Camembert de chèvre

Todos conhecemos o famoso queijo Camembert. Embora a versão original seja feita com leite de vaca, existe também a versão feita com leite de cabra, daí o nome Camembert de chèvre.

Conhecido pela sua textura mole, sabor intenso e “capa” branca consistente, é um queijo delicioso cortado à fatia e comido com tostas e doce de fruta, mas também fica delicioso se for ao forno e servido com um fio de mel.

2. Bûche

Este é um queijo de pasta mole, textura cremosa, sabor levemente picante e cor branco marfim, produzido a partir de leite de cabra pasteurizado.

Este queijo derrete facilmente, pelo que pode ser uma excelente opção para bruschettas, pizzas ou saladas quentes. No entanto é também excelente sobre pão quente e barrado com doce de fruta ou chutney.

3. Rocamadour

Este queijo de nome inspirado na cidade francesa Rocamadour, é feito leite cru de cabra, que é deixado a coalhar durante pelo menos 20 horas, a uma temperatura mínima de 18ºC. A coalhada é drenada e é posteriormente amassada e salgada na massa, depois depositada à mão em moldes individuais ou placas tradicionais. O período mínimo de maturação é de 6 dias, mas pode durar até 15 dias.

O resultado final é um queijo que pode ser cremoso seco ou mesmo bastante seco, coberto com uma fina crosta branca marfim. Acompanha bem vinhos, doces de fruta e receitas com ovos.

4. Queijo de cabra curado

Para além de queijos estilo francês, existe também o queijo de cabra curado tradicional português, como o queijo de cabra transmontano. Para a produção deste queijo é utilizado leite de cabra da raça serrana, sal e coalho. O tempo mínimo de cura é de cerca de 60 dias. O resultado final é um queijo de pasta dura a semi-dura, cor esbranquiçada, sabor intenso e ligeiramente salgado. Acompanha bem pão caseiro, doce de fruta, vinhos e enchidos.

Como utilizar o seu Queijo de Cabra

O queijo é um alimento muito versátil na cozinha, pois tanto pode ser utilizado para deliciosas saladas, aperitivos, sobremesas ou em deliciosas entradas para surpreender amigos e família. Aproveite para ver o nosso vídeo da receita de Tarteletes de Queijo de Cabra com Doce de Frutos do Bosque e Baunilha.
Para quem procura uma combinação irresistível, recomendamos a acompanhar com o Doce Perfeito para Queijo de Figo, Laranja e Anis. O sabor intenso do queijo da Beira Baixa é perfeitamente equilibrado com a doçura do figo, acidez da laranja e intensidade do anis.

No próximo jantar com os seus amigos pode também por optar por uma simples e deliciosa tábua de queijos, pronta em 5 minutos e excelente para o convívio antes do prato principal. Veja a nossa sugestão de uma tábua de queijos aqui.

Descubra ainda todas as combinações deliciosas entre queijos e os nossos doces perfeitos para queijo.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language