Descubra o Queijo da Beira Baixa

Descubra o Queijo da Beira Baixa 2
Descubra o Queijo da Beira Baixa 3
Descubra o Queijo da Beira Baixa

Descubra o Queijo da Beira Baixa

A Beira Baixa é uma das regiões onde se produzem alguns dos mais apreciados e tradicionais queijos portugueses.

Devido aos seus solos graníticos e às pastagens naturais, a região da Beira Baixa apresenta as condições favoráveis para a produção de um leite rico, que atribui o sabor único aos seus queijos.

Para o fabrico deste delicioso queijo, o processo de fabrico difere ligeiramente consoante o tipo de queijo pretendido que pode ser Queijo de Castelo Branco, Queijo Amarelo da Beira Baixa ou Queijo Picante da Beira Baixa.

O nosso Doce para Queijo de Figo Laranja e Anis é perfeito para acompanhar com os Queijos da Beira Baixa.

1. Queijo de Castelo Branco

De pasta semidura ou semi-mole e cor amarelada, o Queijo de Castelo Branco é conhecido pelo seu sabor é forte e aroma acentuado.

Este queijo resulta do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha, por ação de uma infusão de cardo, a que se segue um período de maturação entre os 8 a 14ºC, com 80-90% de humidade relativa e durante um mínimo de 45 dias. No caso do Queijo de Castelo Branco Velho, para ficar com uma pasta dura típica deste tipo de queijo, a maturação decorre pelo menos 90 dias.

2. Queijo Amarelo da Beira Baixa

Este tipo de queijo pode ser de pasta dura ou semidura e cor amarelada. É um queijo de sabor intenso e levemente acidulado. O Queijo Amarelo da Beira Baixa é obtido através do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha ou da mistura de leite de ovelha e cabra, por ação do coalho animal. O processo de maturação demora, pelo menos, 45 dias, a uma temperatura de 10 a 18ºC, com uma humidade que ronde os 70 a 85%. Se a cura durar no mínimo 90 dias, passa a ser designado por Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho, ficando com uma pasta mais rija.

3. Queijo Picante da Beira Baixa

O Queijo Picante da Beira Baixa pode apresentar uma pasta dura ou semidura e cor branco-acinzentada, sabor forte e picante.

Este queijo resulta do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha ou mistura de leite de ovelha e cabra, por ação do coalho animal. O processo de maturação demora cerca de 120 dias e deve ser efetuada a uma temperatura de 10 a 18ºC, com uma humidade de 70 a 80%.

Como apreciar o Queijo da Beira Baixa

Os queijos da Beira Baixa são excelentes para desfrutar em entradas ou sobremesas, podendo fazer parte de uma tábua de queijos. Pode desfrutar destes queijos acompanhando com um copo de vinho e pão caseiro.
Para quem procura uma combinação irresistível, recomendamos a acompanhar com o Doce Perfeito para Queijo de Figo, Laranja e Anis. O sabor intenso do queijo da Beira Baixa é perfeitamente equilibrado com a doçura do figo, acidez da laranja e intensidade do anis.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language