Descubra o surpreendente Queijo Roquefort

Descubra o surpreendente Queijo Roquefort 2
Descubra o surpreendente Queijo Roquefort 3
Descubra o surpreendente Queijo Roquefort

Descubra o surpreendente Queijo Roquefort

Com origem no sul de França, o Roquefort é um tipo de queijo azul feito com leite de ovelha. Ao queijo Roquefort é adicionado bolor azul comestível, o que lhe confere um sabor particular. Conhecido como “Rei dos Queijos”, existe uma lenda que diz que foi descoberto quando um pastor, que estava a comer pão e queijo de leite de ovelha, distraiu-se com uma bela donzela que estava a passar e deixou sua refeição em esquecimento. Quando regressou, o queijo estava coberto de bolor. De forma corajosa, ele provou o queijo e estava delicioso.

O nosso Doce para Queijo Abóbora com Castanha é perfeito para acompanhar com o Queijo Roquefort.

Como este queijo é feito

O queijo Roquefort é feito com o acrescento de Penicillium Roqueforti à coalhada durante o processo de fabrico do queijo. Essa variedade particular de bolor comestível foi descoberta há muito tempo nas cavernas Combalou, as mesmas cavernas nas quais o queijo Roquefort é curado nos dias de hoje.

O roquefort é produzido inteiramente a partir do leite da ovelha Lacaune. A produção começa com o leite cru, que é pasteurizado. A massa do queijo depois de pronta passa por um processo que se chama “piquage”, garantindo as condições para o crescimento dos fungos. Na fabricação do queijo Roquefort, são injetados fungos do tipo Penicillium na massa, que passa em seguida por um processo de maturação que dura entre 60 a 90 dias, ganhando os traços azuis que são a imagem de marca deste queijo.

O sabor único do queijo Roquefort

Um favorito entre reis e membros do clérigo, este clássico queijo azul feito com leite de ovelha, é facilmente reconhecido pelas suas veias azuis que se estendem ao longo da pasta de cor branca, cremosa e quebradiça. As suas distintas veias azuladas fornecem a este queijo uma acidez acentuada que acaba por criar um equilíbrio com a cremosidade e variedade de sabores doces, defumados e salgados.

Como deve cortar este queijo

O roquefort é um queijo quebradiço, por isso é recomendado usar uma faca de lâmina larga, retangular e de superfície aberta. Facas com furos são melhores para o Roquefort e outros queijos azuis, pois a menor área de superfície impede que as veias azuis grudem na faca, o que mantém a integridade estrutural da fatia.

Como apreciar o queijo Roquefort

O Roquefort é um tipo de queijo que pode ser a estrela de qualquer tábua de queijos. No entanto, também pode ser usado para dar mais sabor a saladas, aperitivos, pratos de carne e peixes com pouca gordura. O Roquefort também combina muito bem com frutas secas, mel, vinho do Porto e, se preferir um sabor de contraste fantástico, pode colocar sobre o queijo o nosso irresistível doce de Abóbora com Castanha, perfeito para acompanhar queijo tipo Roquefort.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language