fbpx

Descubra o Queijo Camembert

Descubra o Queijo Camembert 3
Descubra o Queijo Camembert 4
Descubra o Queijo Camembert

Descubra o surpreendente Queijo Camembert

O Camembert, originário do Noroeste da França, é uma variedade de queijo conhecido pela sua pasta mole, coberta por uma fina crosta de bolor Penicillium branco.
Diz a história que o Camembert foi feito pela primeira vez em 1791 por uma fazendeira que morava na cidade de Camembert e que deu seguimento aos ensinamentos de um padre que veio da região de Brie. Daí este queijo ter alguma semelhança com o queijo Brie.
Embora só o tenha ficado realmente conhecido em 1890, quando um engenheiro criou uma caixa de madeira própria para transportar este queijo e exportá-lo para outros países.
Sendo um produto fácil de conservar, o Camembert foi enviado para as tropas francesas durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se desta forma um dos grandes símbolos da cultura francesa.

O nosso Doce de Figo, Laranja e Anis. é perfeito para acompanhar com o Queijo Camembert.

Como este queijo é feito

O Camembert é um queijo feito a partir de leite de vaca, ao qual é adicionado o coalho, permitindo que a mistura coagule. Posteriormente é cortado e transferido para os tradicionais moldes cilíndricos. De seguida é salgado e enriquecido com levedura. O queijo fica coberto com uma fina casca branca.

O queijo é virado ou de seis em seis ou de doze em doze horas para permitir que o soro escoe de forma uniforme. Finalmente é curado por 15 dias em sala de secagem para que a massa atinja o seu pleno sabor.

O sabor único do queijo Camembert

A produção deste queijo é feita com base no leite de vaca. É conhecido pela sua crosta branca aveludada, de bolor Penicillium branco. A textura do Camembert é bastante macia e sabor rico e amanteigado, podendo ainda adquirir traços ligeiramente picantes e acidulados.

Dicas de como deve ser cortado

Para que possa desfrutar de todo o sabor do seu Camembert, recomenda-se retirá-lo do frigorífico cerca de 30 minutos antes de servir, ou seja, servi-lo à temperatura ambiente.
Para este tipo de queijo opte por uma faca de manteiga ou patê, já que se trata de um queijo macio.

Conheça a combinação perfeita para o seu Camembert

O Camembert é um queijo delicioso puro, com pão ou derretido e usado em bruschettas, frito ou levado ao forno com um fio de mel e servido com nozes. A casca não deve ser retirada.
Se procura uma combinação improvável, no entanto, deliciosa, deverá experimentar este queijo com o nosso delicioso doce de Figo, Laranja e Anis.

Close

Quinta de Jugais

Especialistas em cabazes, doces, chás. Requinte e tradição.



Language